HOME > Programa Students to Business (S2B)
 

Apresentação

O Programa S2B em Belo Horizonte é uma iniciativa da Microsoft e PUC Minas em parceria com empresas da região cujo objetivo é possibilitar que estudantes desenvolvam suas competências e habilidades em áreas específicas de TI, aproximando-os do mercado de trabalho.

O Programa é totalmente gratuito para os participantes e está organizado em três etapas, com carga-horária aproximada de 90 a 100 horas.

As prováveis áreas de formação tecnológica que o S2B em Belo Horizonte oferece neste semestre são: (i) Desenvolvimento WEB/ASP.NET, (ii) Desenvolvimento Windows 8 e (iii) Business Intelligence (BI com SQL Server). As áreas oferecidas poderão sofrer mudanças sem aviso prévio.

Quem Pode Participar?

Podem participar do Programa estudantes matriculados no ensino médio, técnico, superior ou de pós-graduação. Sugere-se que os candidatos estejam matriculados em curso da área de Tecnologia da Informação: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Técnico em Informática, Redes ou similares.

Empresas interessadas em patrocinar o Programa S2B devem entrar em contato com o MIC BH.

Inscrições

O candidato interessado em participar do Programa S2B deverá se inscrever até o dia 21 de Março de 2013, através do site oficial do Programa (www.programas2b.com.br). Durante a inscrição o candidato deverá responder um formulário com perguntas de ordem pessoal.

Na ocasião da inscrição, o candidato deverá informar o e-mail de acesso frequente, pois ao longo do Programa S2B, toda comunicação será feita através desse canal.

Etapas do Programa

Primeira Etapa

O candidatos que se inscrever no Programa S2B receberá, posteriormente, um E-mail confirmando a realização da Primeira Etapa do Programa S2B na PUC Minas – Unidade São Gabriel - dia 04 de Abril de 2013 das 13h30 às 17h30 .

Durante essa etapa os candidatos serão submetidos uma prova classificatória e eliminatória. O candidato poderá escolher a área tecnológica que seguirá no Programa. Essa escolha é feita no momento de realização da prova.

O Que Estudar:

Os candidatos deverão estudar para a prova da primeira etapa: Fundamentos de Introdução à Computação, Lógica de Programação, Programação Orientada a Objetos e Fundamentos de Banco de Dados.

Para participar o candidato deverá apresentar um documento oficial com foto (Identidade, CNH ou Passaporte) e trazer seu material para realização da prova, como: lápis, borracha e caneta.

Vale considerar que os candidatos que, por qualquer motivo, não puderem comparecer nesta data serão automaticamente eliminados, restando a opção de se inscrever para participar novamente no próximo semestre.

Segunda Etapa

Os estudantes aprovados na primeira etapa poderão realizar a segunda etapa. O objetivo da segunda etapa do Programa S2B é prover a capacitação técnica dos participantes na trilha escolhida. Salientamos que, a partir deste momento, os participantes estudarão somente os temas pertinentes à trilha escolhida.

Ao término da segunda etapa, os participantes serão submetidos a uma avaliação técnica (prova) classificatória para a etapa seguinte.

Até o terceiro dia de aula da segunda etapa, o participante deverá apresentar um comprovante de matrícula para comprovar sua condição de estudante. Caso o comprovante não seja apresentado, o participante será eliminado do Programa.

Terceira Etapa

Os estudantes aprovados na prova da segunda etapa poderão realizar a terceira etapa. Nessa etapa os participantes utilizarão as competências e habilidades desenvolvidas na segunda etapa para a elaboração de um projeto a ser realizado em dupla.

No decorrer da terceira etapa, os participantes serão submetidos a uma avaliação de inglês, para identificar seu grau de compreensão. Essa avaliação não será classificatória nem eliminatória, no entanto, algumas empresas poderão utilizá-la em seus processos seletivos.

No último dia da terceira etapa, as duplas deverão apresentar o projeto desenvolvido para uma banca examinadora. Esse é um requisito obrigatório para o estudante se formar no programa.

Cronograma

A seguir são relacionadas as principais datas referentes ao Programa S2B (2013):

• Período de Inscrição: 18 de Fevereiro a 21 Março

• Confirmação da Primeira Etapa: 22 a 27 de Março

• Realização da Primeira Etapa: 04 de Abril das 13h30 às 17h30

• Divulgação dos Aprovados para a Segunda Etapa: até 10 de Abril

• Realização da Segunda Etapa: 18, 19, 22, 23, 24, 25 e 26 de Abril das 13h30 às 17h30

• Divulgação dos Aprovados para a Terceira Etapa: até 30 de Abril

• Realização da Terceira Etapa: 02 a 23 de Maio das 13h30 às 17h30

• Formatura: 03 de Junho das 13h30 às 17h30

Materiais / Conteúdos

Os materiais (slides, textos, etc) a serem adotados no Programa S2B estão sendo disponibilizados no sistema Packdocs de armazenamento em nuvem. Para acessá-los clique aqui.

Código de acesso: 013266 (será necessário durante o cadastro).

Informações Importantes

• É imprescindível que o candidato acesse o Site do Oficial do Programa S2B e leia o Manual do Candidato. Esse documento, elaborado pela Microsoft Brasil, define importantes informações para os candidatos de todas as localidade.

• O Programa S2B em Belo Horizonte é totalmente presencial e as informações sobre a realização de cada etapa serão enviadas para os endereços de e-mails cadastrados pelos candidatos. Sugere-se que o candidato verifique diariamente a sua caixa de e-mail.

• É obrigatória a freqüência mínima em 75% das aulas em cada etapa, sendo eliminado do Programa o participante que ultrapassar esse limite. As faltas não serão abonadas, salvo em situações previstas por lei.

• Não serão permitidas revisões de prova, nem aceitas solicitações para reavaliação de classificação de candidatos ou participantes.

• O Centro de Inovação Microsoft de Belo Horizonte e as empresas parceiras se reservam no direito de cancelar a qualquer momento o programa S2B, independente do motivo. Para isso, os candidatos serão avisados por e-mail. Esse cancelamento não gera, em hipótese alguma, qualquer obrigação para os envolvidos.